Palácio dos Marqueses de Alorna
O Palácio dos Marqueses de Alorna é uma casa nobre composta por duas amplas fachadas de arquitetura tipicamente do século XIX localizada no termo da vila de Almeirim.
Pertenceu à Condessa da Junqueira e posteriormente ao Dr. Manuel Caroça e seus herdeiros.
Sobranceiro a uma dessas imponentes fachadas desenvolve-se um agradável jardim, notável pela ornamentação vegetal mas sobretudo pelos pormenores artísticos que o decoram.
Sobressaem os bustos inscritos em medalhões, que simbolizam as Quatro Estações do Ano bem como as guarnições de azulejo datáveis do século XVIII, de fabrico de Lisboa, onde se encontram representadas diversas cenas de caça, de episódios relacionados com a lavoura assim como panóplias.
O tanque, pormenor característico dos jardins desta época, apresenta, ao centro, consentâneo com o local onde se encontra, uma curiosa estátua de Flora.
-
FloraUma Força da Natureza entre os Romanos, a deusa que desencadeava a floração das árvores na primavera...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
AlmeirimAspetos Geográficos O concelho de Almeirim, do distrito de Santarém, localiza-se na Região do Alente...
-
Castelo de PenamacorPenamacor é uma antiga povoação beirã, provavelmente habitada por povos pré-romanos e certamente rom
-
Castelo de SerpaNa serena imensidão da planície dourada do Baixo Alentejo eleva-se uma colina coroada por um castelo
-
Castelo de ElvasElvas constituiu, desde a Idade Média até ao século XVIII, um ponto estratégico da defesa da zona ra
-
Castelo de TomarLocalizado numa colina sobranceira à cidade de Tomar, o Castelo dos Templários é a zona mais antiga
-
Castelo do SabugalSituada num pequeno planalto da Serra da Malcata e vigiando o caudal do Coa a seus pés, a vila beirã
-
Castelo de NoudarEm permanente vigília sobre os campos que se espraiam sobre Espanha, escolheram os nossos antepassad
-
Castelo de PinhelO vetusto e sólido castelo granítico da cidade de Pinhel é uma fortaleza da raia beirã que, com toda