Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

2 min

Palmeiras
favoritos

Clube de futebol brasileiro, o Palmeiras foi fundado a 26 de agosto de 1914, em São Paulo, por 46 adeptos de futebol de origem italiana entusiasmados com a visita ao país de duas equipas transalpinas. Na altura, o clube começou por chamar-se Palestra Itália.
Em 1915, a equipa disputou a primeira partida, tendo vencido o Saboia, de Votorantim, por 2-0. O primeiro golo foi obtido por Bianco.
No ano seguinte, o clube conseguiu entrar na Associação Paulista de Esportes Atléticos, mas perdeu o primeiro desafio por 7-0 frente ao Santos.
No fim do campeonato, o clube ficou em penúltimo e resolveu reforçar a equipa, destacando-se a contratação de Heitor. Em 1917, o campeonato correu bastante melhor com o Palestra Itália a chegar à final, onde perdeu com o Paulistano.
Em 1918, o clube decidiu abandonar o campeonato em protesto contra as arbitragens, mas os outros clubes da cidade pediram o seu regresso. Em 1920, o Palestra ganhou pela primeira vez o campeonato paulista. No entanto, quatro anos mais tarde, abandonou de novo a associação, desta vez por questões políticas.
Regressou em 1926 para ser campeão, feito que repetiu no ano seguinte. Entre 1932 e 1936, ganhou quatro títulos paulistas.
Em 1942, devido à Segunda Guerra Mundial, o clube mudou o nome para Palestra São Paulo e logo a seguir para o definitivo Palmeiras. No primeiro ano com nova designação foi campeão paulista.
Após duas décadas sem feitos de relevo, o Palmeiras construiu em 1963 uma grande equipa, com nomes como Vavá e Djalma Santos. Na década de 60 conquistou três campeonatos paulistas.
Em 1972, voltou a vencer o paulista, assim como se sagrou pela primeira vez campeão brasileiro. No ano seguinte o Palmeiras sagrou-se bicampeão nacional. Na equipa alinhavam jogadores como o guarda-redes Leão e Ademir da Guia.
Em 1976, Palmeiras conquistou de novo o campeonato estadual, mas só em 1993 voltou a obter tal trunfo. Mas o ano de 1993 ficou principalmente marcado pela conquista do Brasileirão, como então se designava o campeonato Brasileiro.
Em 1996, foi de novo campeão paulista, para, no ano seguinte, ser vice-campeão do Brasil. Nesta altura, o Palmeiras era treinado por Luiz Felipe Scolari, futuro selecionador de Portugal.
Em 2002, o Palmeiras desceu à segunda divisão do Brasil, campeonato que ganhou em 2003, assegurando o regresso ao escalão principal. Na equipa alinhava Wagner Love, que viria a ser uma das estrelas do CSKA de Moscovo que ganhou a Taça UEFA em 2005.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Palmeiras na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-28 09:52:51]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto