Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Pedro Bloch
favoritos

Médico, dramaturgo e jornalista brasileiro nasceu em 1914, em Jitomir, na Ucrânia, naturalizando-se depois brasileiro.

Em 1937, formou-se na Faculdade Nacional de Medicina e, posteriormente, especializou-se em Foniatria, cuidando de vozes de vários artistas, como a de Roberto Carlos, Gal Costa, João Gilberto, António Fagundes e, segundo a esposa, de Luciano Pavarotti. Pioneiro da foniatria brasileira, foi fundador da Federação Brasileira de Otorrinolaringologia, precursora da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

Cedo manifestou gosto na literatura infanto-juvenil, escrevendo nesse género perto de 50 livros. Para além disso, publicou trabalhos científicos e ainda peças de teatro, algumas de grande sucesso, como As Mãos de Eurídice, com mais de 60 mil representações em cerca de 45 países, e Dona Xepa, adaptada depois para uma novela homónima da Rede Globo.

De salientar ainda a publicação do Dicionário de Humor Infantil (1997). Fundou o Grémio Científico e Literário e colaborou para jornais e revistas escolares, tais como as revistas Pais & Filhos e Machete e o jornal O Globo.

Pedro Bloch morreu a 23 de fevereiro de 2004, em Copacabana, no Rio de Janeiro, vítima de insuficiência pulmonar aguda, provocada por uma pneumonia.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Pedro Bloch na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$pedro-bloch [visualizado em 2025-06-21 02:46:13].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac