Pedro Monteiro Cardoso
Escritor cabo-verdiano, nasceu em 1890, na Ilha do Fogo, e morreu em 1942, na cidade da Praia.
Professor do ensino primário, salientou-se no jornalismo ao defender os interesses sociais, políticos e económicos de Cabo Verde. Publicou Folclore Cabo-Verdiano (1933), Pelos Direitos do Crioulo (1933) e Profissão de Fé (1934), uma série de sonetos e redondilhas.
Dirigiu o jornal Manduco e colaborou na Voz de Cabo Verde.
Partilhar
Como referenciar
Pedro Monteiro Cardoso na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$pedro-monteiro-cardoso [visualizado em 2026-06-25 01:11:05].
Outros artigos
-
Cabo VerdeGeografia País de África. Formado por um arquipélago situado no oceano Atlântico, a cerca de 620 qui...
-
PraiaAspetos Geográficos Capital e maior cidade de Cabo Verde, a Cidade da Praia situa-se na costa sul da...
-
José da Silva Maia FerreiraEscritor angolano, José da Silva Maia Ferreira nasceu a 7 de junho de 1827, em Luanda - local de nas
-
Corsino FortesEscritor cabo-verdiano, Corsino Fortes nasceu em 1933, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, e desde
-
Dário de MeloEscritor, jornalista e professor angolano nascido a 2 de dezembro de 1935, em Benguela, Angola. Exer
-
Raúl DavidEscritor angolano, Raúl Mateus David nasceu a 23 de abril de 1918, na província de Benguela, na cida
-
Daniel FilipeViveu em Portugal desde a infância. Após a conclusão dos estudos liceais, desempenhou as funções de
-
Noémia de SousaEscritora moçambicana, Carolina Noémia Abranches de Sousa Soares nasceu a 20 de setembro de 1926, em
-
Mia CoutoEscritor e jornalista moçambicano, António Emílio Leite Couto nasceu em 1955, na Beira, filho de uma
-
José CraveirinhaPoeta moçambicano, José Craveirinha, nasceu a 28 de maio de 1922, em Lourenço Marques, Moçambique, e
Partilhar
Como referenciar 
Pedro Monteiro Cardoso na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$pedro-monteiro-cardoso [visualizado em 2026-06-25 01:11:05].