As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

penicilina
favoritos

A penicilina, descoberta em 1929 pelo bacteriologista britânico Sir Alexander Fleming, é um antibiótico produzido por um fungo denominado Penicillium crysogenum.
O Penicillium crysogenum pertence à classe dos Ascomicetes, forma a maior parte dos bolores azuis e verdes encontrados frequentemente nos citrinos, queijos e outros alimentos e multiplica-se por meio de conídias.

A penicilina marcou o início da era da produção dos antibióticos. No entanto, o seu uso numa base de rotina teve de esperar até 1944-1945 devido à necessidade de desenvolver métodos de isolamento, de purificação e de uma produção em larga escala para o crescimento do Penicillium.

Fungo <i>penicillium</i> visto ao microscópio
O problema do isolamento foi resolvido por Florey e Chain em 1939 e os vasilhames usados para o cultivo inicial de Penicillium foram substituídos por bioreactores.
Foi a Segunda Guerra Mundial e a grande necessidade de antibióticos que levou engenheiros, biólogos e farmacêuticos a realizar um extenso programa de pesquisa, caracterizado por ser um dos programas da mais alta prioridade em tempo de guerra.

Num tempo relativamente curto, o rendimento da penicilina aumentou em cerca de 1000 vezes. Os progressos que contribuíram para este notável aumento foram: os melhoramentos introduzidos no meio de cultura; o isolamento de uma espécie dotada da propriedade de produzir maior quantidade de penicilina; o desenvolvimento da técnica submersa (cultivo do fungo em grandes volumes de meio líquido, através do qual era forçada a passagem de ar estéril); a produção de amostras mutantes de Penicillium crysogenum com maior capacidade de produzir penicilina e a adição de agentes químicos ao meio de cultura, capazes de servir como percursores para a síntese do antibiótico.

As principais fases de produção comercial da penicilina são: a preparação do inóculo; a preparação e esterilização do meio; a inoculação do meio no fermentador; o arejamento forçado com ar estéril durante a incubação; a remoção do micélio após fermentação e a extração e purificação da penicilina.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – penicilina na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-24 13:39:47]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron