As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Peramelídeos
favoritos

Família de mamíferos, da ordem dos marsupiais, constituída por 10 espécies, distribuída exclusivamente na zona australiana, Austrália, Nova Guiné e Tasmânia conhecidos popularmente por bandicuts. O seu tamanho pode variar entre os 28 e 80 centímetros de comprimento. Apresentam um focinho geralmente alongado e pontiagudo de que se servem para remover o solo. O comprimento das orelhas varia de espécie para espécie. As patas dos Peramelídeos apresentam uma redução e fusão de dedos em grau variável.
Os indivíduos desta família são os únicos marsupiais que apresentam uma placenta de transição com córion e alantoide. A bolsa marsupial abre para trás e tem no seu interior seis a dez mamas.
São indivíduos que, sendo providos de uma dentição de tipo carnívoro, têm uma alimentação omnívora, embora haja géneros (Thylacomys) que são fortemente carnívoros. São todos de hábitos noturnos.
A gestação demora cerca de duas semanas e o número de crias varia com a espécie variando entre 1 e 3 no género Thylacomys e 2 e 5 no género Isoodon.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Peramelídeos na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-17 19:03:29]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron