As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

1 min

permutador iónico
favoritos

Um permutador iónico consiste numa substância orgânica ou inorgânica de elevado peso molecular que possui a propriedade de ceder iões (por exemplo H+ ou OH-) a uma solução eletrolítica e substituí-los por outros que se encontram na solução.
Os permutadores aniónicos trocam iões carregados negativamente. Por exemplo, os iões sulfato (SO42-) que se encontram na água corrente por iões hidróxido (OH-).
Os permutadores catiónicos trocam iões carregados positivamente, por exemplo os iões cálcio (Ca2+) que se encontram na água corrente por iões hidrogénio (H+).
Existem sistemas constituídos por uma mistura de permutadores aniónicos e catiónicos. Assim, por exemplo, tanto os iões cálcio como os iões sulfato da água corrente permutam por iões hidrogénio e hidróxido, respetivamente, donde resulta água isenta de sais.
Quando um permutador iónico se esgota pode regenerar-se mediante um excesso de iões H+ (ácidos) ou iões OH- (bases).
Os permutadores iónicos utilizam-se na dessalinização da água, em química analítica e preparativa, em medicina e em química tecnológica.
Os principais permutadores iónicos são as zeolites naturais, que se podem utilizar para baixar a dureza da água e os polímeros sintéticos (resinas sintéticas).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – permutador iónico na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-24 23:12:48]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov