Pesca à Candeia
A pesca à candeia era uma prática piscatória bastante comum em todo o Mediterrâneo, nomeadamente em certas comunidades italianas e gregas, e também em Portugal, com destaque para o Algarve.
Esta técnica consiste em fazer deslizar suavemente uma embarcação pelas águas calmas e em noites escuras com uma candeia na proa, perto da água. É sabido que de noite a luz atrai os animais, ofuscando-os e fascinando-os.
O peixe, que não foge a essa atração, surge à superfície das águas e ao ficar encandeado pela luminosidade da candeia, numa espécie de hipnose de alguns minutos, dá tempo a que seja apanhado pelo pescador.
Este, com força, mergulha no mar sucessivas vezes uma fisga, espécie de "garfo" grande, até varar o peixe, retirando-o posteriormente para dentro do barco. Este tipo de pesca também pode ser feito com redes, mas em ambos os casos esta técnica não pode ser considerada muito eficiente, sendo os seus resultados bastante reduzidos em termos de capturas.
Este facto pode estar na razão do seu quase desaparecimento, bem como na incompatibilidade da pesca à candeia com as exigências do mercado e o perfil dos pescadores da atualidade.
-
AlgarveCorrespondendo integralmente à antiga província com o mesmo nome, criada em 1936, o Algarve é a regi...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
Nintendo GameCubeSucessor direto do Nintendo 64, o GameCube foi lançado pela Nintendo na Europa a 3 de maio de 2002.
-
escala de MohsA coerência de um corpo traduz-se pela resistência oferecida quando atua sobre ele uma deformação pe
-
congeladosOs produtos alimentares congelados surgiram em 1924, nos Estados Unidos da América, por iniciativa d
-
policloreto de viniloO policloreto de vinilo, cuja sigla é PVC, consiste num plástico que se obtém por polimerização do c
-
crackingO cracking, também denominado por cracagem, consiste na transformação de óleos pesados em óleos leve
-
relógio de quartzoUm relógio de quartzo consiste num relógio baseado num cristal piezoelétrico de quartzo. O primeiro
-
prensa de GutenbergJohannes Gutenberg, filho de uma família abastada, teve inúmeras oportunidades de aprender o maior n
-
condutoresUm condutor elétrico consiste num bom transmissor de corrente elétrica. O condutor elétrico normalme