Piero della Francesca
Originário de uma localidade próxima de Arezzo, pouco se sabe acerca da sua biografia. Na sua cidade natal cria o políptico Misericórdia (1462?) e o fresco Ressurreição (1460?), onde utiliza várias perspetivas. O conjunto de frescos realizados para a capela de S. Francisco de Arezzo representam A Lenda da Verdadeira Cruz (1452-59) e são os mais representativos do seu trabalho. A obra incompleta A Natividade encontra-se atualmente em Londres. O sentido poético da arte de Piero della Francesca exprime-se no sentimento de intemporalidade transmitido pela harmonia dos tons claros e pelo tratamento dado às figuras, tratadas em volumes simples. O termo que melhor define a sua arte é "tranquilidade", o que não dispensa um tratamento técnico rigoroso. O estudo da perspetiva, nomeadamente, absorveu o pintor, tendo dedicado os últimos anos da sua vida a escrever tratados sobre matemática e perspetiva.
Partilhar
Como referenciar
Piero della Francesca na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$piero-della-francesca [visualizado em 2026-06-11 06:23:44].
Outros artigos
-
LondresAspetos Geográficos Londres, a capital do Reino Unido, localiza-se na Grã-Bretanha, mais precisament...
-
Anselm KieferAnselm Kiefer nasceu a 8 de março de 1945, menos de dois meses antes do suicídio de Adolf Hitler. Co
-
António OleArtista plástico, fotógrafo e realizador angolano, António Ole nasceu em 1951, em Luanda (Angola). D
-
Ângelo de SousaArtista plástico português nasceu a 2 de fevereiro de 1938, em Moçambique, e morreu a 29 de março de
-
Fra AngelicoPintor italiano, nascido em 1400 e falecido em 1455, é considerado um dos grandes pintores do século
-
Marguerite DeAngeliEscritora e ilustradora infantil norte-americana, Marguerite Lofft DeAngeli nasceu a 14 de março de
-
Domingos António SequeiraPintor português, Domingos António do Espírito Santo (aos dezassete anos adotaria o apelido Sequeira
-
Anita MalfattiPintora brasileira, Anita Catarina Malfatti nasceu a 2 de dezembro de 1896, em São Paulo. Incentivad
-
Antoni TàpiesPintor catalão nasceu em 1923. No final dos anos 40, distinguiu-se como membro do movimento surreali
-
António ArealArtista multifacetado, António Santiago Gonçalves Areal e Silva, filho do arquiteto Joaquim Santiago
Partilhar
Como referenciar 
Piero della Francesca na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$piero-della-francesca [visualizado em 2026-06-11 06:23:44].