Pierre Savorgnan Brazza
Explorador francês, de origem italiana, nascido em 1852 e falecido em 1905. Como administrador colonial, fundou pacificamente o domínio francês do Congo (cuja capital, fundada em 1880, ainda hoje se chama Brazzaville) de 1875 a 1885. Explorou o território do Gabão, que em conjunto com o Congo formou a África Equatorial Francesa.
Partilhar
Como referenciar
Pierre Savorgnan Brazza na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$pierre-savorgnan-brazza [visualizado em 2026-06-10 07:59:01].
Outros artigos
-
CongoOs reinos da savana no Norte do Congo são mal conhecidos. O reino de Tyo, designado frequentemente p...
-
GabãoGeografia País da África Ocidental, atravessado pelo equador. Abrange uma área de 267 667 km2 e faz ...
-
BrazzavilleAspetos Geográficos Capital e principal cidade da República do Congo, Brazzaville está localizada no...
-
Marcelino dos SantosPoeta e político moçambicano, Marcelino dos Santos, ou Kalungano ou Lilinho Micaia como era conhecid
-
Douglas EngelbartCientista norte-americano, Douglas Carl Engelbart nasceu a 30 de janeiro de 1925, na cidade de Portl
-
Dominique PireClérigo e pedagogo belga, de nome Georges Pire, nascido a 10 de fevereiro de 1910, em Dinant, e fale
-
José Eduardo dos SantosPolítico angolano, nasceu a 28 de agosto de 1941, em Luanda e morreu a oito de julho 2022, em Barcel
-
Franklin DóriaEscritor, político, orador e magistrado brasileiro, Franklin Américo de Menezes Dória, Barão de Lore
-
Dorothy HodgkinQuímica inglesa, de origem egípcia, nascida em 1910, no Cairo, e falecida em 1994. Foi Prémio Nobel
-
Gerhard DomagkBacteriologista e patologista alemão nascido em 1895, em Brandenburg, e falecido em 1964, em Burgber
Partilhar
Como referenciar 
Pierre Savorgnan Brazza na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$pierre-savorgnan-brazza [visualizado em 2026-06-10 07:59:01].