Pierre Savorgnan Brazza
Explorador francês, de origem italiana, nascido em 1852 e falecido em 1905. Como administrador colonial, fundou pacificamente o domínio francês do Congo (cuja capital, fundada em 1880, ainda hoje se chama Brazzaville) de 1875 a 1885. Explorou o território do Gabão, que em conjunto com o Congo formou a África Equatorial Francesa.
Partilhar
Como referenciar
Pierre Savorgnan Brazza na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$pierre-savorgnan-brazza [visualizado em 2026-06-15 01:40:49].
Outros artigos
-
CongoOs reinos da savana no Norte do Congo são mal conhecidos. O reino de Tyo, designado frequentemente p...
-
GabãoGeografia País da África Ocidental, atravessado pelo equador. Abrange uma área de 267 667 km2 e faz ...
-
BrazzavilleAspetos Geográficos Capital e principal cidade da República do Congo, Brazzaville está localizada no...
-
Lucky LucianoGângster italiano nascido a 11 de novembro de 1897, em Lercara Friddi, na Sicília, Itália, com o nom
-
Ludmila TchérinaBailarina, atriz, pintora, escultora e escritora francesa, de nome verdadeiro Monika Tchemerzine, na
-
Louis RenaultJurista francês nascido em 1843, em Autun, e falecido em 1918, em Barbizon. Professor, conferencista
-
Lothar WegenerGeofísico e meteorologista alemão, nascido em 1880, estudou nas Universidades de Heidelberg, Insbruc
-
Toussaint-LouvertureGeneral haitiano, de nome completo François Dominique Toussaint-Louverture (também aparece com a gra
-
Lúcio Vero"Imperador" romano (130-169), reinou entre 161 e 169. Pertenceu à ilustre dinastia dos Antoninos, te
-
Louis NéelFísico francês nascido em 1904, em Lyon, e falecido em 2000, em Brive. Em 1970 partilhou o Prémio No
Partilhar
Como referenciar 
Pierre Savorgnan Brazza na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$pierre-savorgnan-brazza [visualizado em 2026-06-15 01:40:49].