pioneses ou pionés?
Qual é o plural de pionés – pioneses ou pionés?
A forma correta é pioneses.
O plural dos substantivos que são agudos (ou seja, acentuados na última sílaba) e terminados em -s, -r, -z ou -n, como é o caso de pionés, faz-se acrescentando -es: pioneses.
Ao formar o plural, pioneses, a palavra passa de aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba (-nés), para grave, ou seja, o acento tónico situa-se na penúltima sílaba (-ne-).
Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico.
Partilhar
Como referenciar
Luís Kandjimbo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/ [visualizado em 2026-06-24 00:33:51].