Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

pipeta volumétrica
favoritos

Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona central mais larga e que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos.
As pipetas volumétricas podem apresentar um só traço superior (pipeta volumétrica de um só traço) ou dois traços - um superior e outro inferior (pipeta de dois traços ou diferencial). As capacidades mais frequentes são 5, 10, 20, 25, e 50 ml.
Para aspirar o líquido para a pipeta usa-se uma pompete ou um macrocontrolador, até o líquido ultrapassar a marca indicativa do volume pretendido.
Tal como com as pipetas graduadas, ao manusear a pipeta volumétrica deve-se ter o cuidado de manter a pipeta na posição vertical e numa altura que permita que o traço de marcação do volume fique ao nível dos olhos.
Deve-se ainda ter em atenção a forma de transvasar o líquido apoiando a ponta da pipeta na parede lateral do recipiente recetor.

Exemplo de pipeta volumétrica
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – pipeta volumétrica na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-21 05:59:43]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto