Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

piridina
favoritos

A piridina, também conhecida como azina, consiste num composto heterocíclico com seis átomos contendo azoto de fórmula molecular C5H5N. É um líquido com cheiro enjoativo, presente no alcatrão mineral, no óleo de ossos e no alcatrão da hulha (0,1%). É solúvel em água, atuando como uma base forte, sendo utilizada como solvente, principalmente no fabrico de plásticos, na preparação do álcool desnaturado (desnaturação) e também na síntese de produtos farmacêuticos e pesticidas.
O sistema cíclico da piridina constitui o núcleo estrutural de algumas substâncias naturais como, por exemplo, o NAD, o NADP e a vitamina B6.
As propriedades químicas da piridina são as que se podiam esperar pela análise da respetiva estrutura. No anel pode dar-se substituição tanto electrófila, como nucleófila, o que é típico dos anéis aromáticos. Noutro grupo de reações, a piridina atua como base ou nucleófilo. Nestas reações participa diretamente o átomo de azoto através do respetivo par de eletrões não compartilhado.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – piridina na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-22 03:10:47]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe