Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

plano (economia)
favoritos

O Plano é um instrumento de condução da economia no qual são especificados os tipos e quantidades de bens que o país deverá produzir.

É um instrumento próprio de um sistema de direção central.

O Plano é elaborado pela administração central e toda a atividade económica está-lhe subordinada. São usualmente definidos planos globais e setoriais, planos anuais, de médio e de longo prazo.

Tal como em inúmeros outros países (de economia planificada e de mercado), também em Portugal houve tentativas de conferir importância à planificação económica. Primeiramente, nos anos 50 e 60, com os planos de fomento.

Depois, e com suporte constitucional (a Constituição da República Portuguesa de 1976 previa, nos seus arts. 91.o e 92.o, que a organização económica e social do país deveria ser orientada pelo Plano, estruturado em plano a longo e a médio prazos e anual, integrando este o Orçamento Geral do Estado), adotaram-se planos de carácter imperativo para o setor público e indicativo para o privado. No entanto, nunca se chegaram a passar esses preceitos à prática com a rigidez que a Constituição de então previa.

Hoje, a ideia de ser o Plano o instrumento de organização económica e social do País foi totalmente abandonada.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
plano (economia) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$plano-(economia) [visualizado em 2025-07-10 20:20:24].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix