MOMENTOS WOOK - 20% de desconto em todos os livros

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

plantas anuais
favoritos

Plantas anuais são as que completam o seu ciclo de vida num ano ou menos como, por exemplo, o tomateiro e o manjerico. Geralmente iniciam o seu ciclo de vida na primavera, passando a um período de crescimento vegetativo. Morrem quando atingem o auge do seu estádio reprodutivo mas ficam as suas sementes, que darão origem a novas plantas.
Entre as plantas anuais encontram-se muitas que são utilizadas na agricultura, como o feijoeiro, a faveira, o tomateiro; plantas ornamentais, como malmequeres, amor-perfeito e manjerico; e plantas daninhas, como a ervilhaca e o saramago.
As plantas anuais têm geralmente sementes muito pequenas mas que estão adaptadas a germinar e crescer mesmo em maus solos.
A faveira é uma planta anual
Geralmente as sementes das plantas anuais germinam na primavera e iniciam um período de crescimento vegetativo. Entram na sua fase reprodutiva quando atingem um determinado tamanho ou estádio de desenvolvimento ou são estimuladas por fatores do meio como, por exemplo, a relação entre a duração do dia e da noite. Uma vez que a fase de reprodução esteja terminada, a planta morre, mantendo vivas as sementes.
Algumas plantas anuais completam o seu ciclo muito rapidamente, como acontece, por exemplo, com as plantas do deserto, que geralmente germinam durante períodos de clima mais ameno ou de grandes chuvadas. Crescem rapidamente e produzem sementes antes que o clima se torne muito quente e seco para a sua sobrevivência. Estas plantas, frequentemente, completam o seu ciclo em duas ou três semanas.
Outras plantas anuais germinam na primavera, iniciando o seu crescimento vegetativo e floral, persistindo os dois crescimentos até que a planta morra devido ao frio posterior. O ciclo de vida destas plantas pode ser de seis meses ou mais.
Exemplos de ciclos de vida longos de plantas anuais incluem espécies de jardim como as ervilheira-de-cheiro, amor-perfeito, zínias, etc. Mesmo que, eventualmente, estas plantas não morram depois de produzir semente e possam viver longos períodos se forem defendidas do frio em estufas, são consideradas como tendo ciclos anuais.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – plantas anuais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-07-18 21:34:23]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes