Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

polímero
favoritos

Um polímero é uma macromolécula, natural ou artificial, constituída por unidades moleculares que se repetem um grande número de vezes.

Os polímeros sintéticos obtém-se por polimerização (policondensação ou poliadição). Como o número de moléculas que se unem pode ser variável, o polimerizado resultante é formado geralmente por polímeros de diferentes pesos moleculares.
O polistireno é um polímero usado em embalagens de proteção e em pratos e copos descartáveis
O polietileno é um polímero muito usado em sacos de plástico, materiais de embalagem e coberturas protetoras
O PVC é um polímero usado em garrafas para água, refrigerantes e produtos de limpeza

Os polímeros compostos por um único tipo de monómeros e cujas moléculas se distinguem unicamente pelo número de unidades de monómeros que contém, designam-se homopolímeros .

Os polímeros constituídos por dois ou mais tipos de monómeros denominam-se co-polímeros e constituem uma sequência mais ou menos desordenada das unidades monómeras em função das quantidades respetivas de monómeros ligados e da sua reatividade em relação à cadeia que se forma.

Também é possível classificar os polímeros quanto à sua estereoquímica: os que têm todos os resíduos orgânicos orientados para o mesmo lado da cadeia chamam-se isotáticos, aqueles que possuem os grupos alternados regularmente de ambos os lados da cadeia tomam a designação de sindiotácticos. Os que necessitam de uma estereoquímica definida, por possuírem os resíduos orgânicos orientados ao acaso, designam-se atácticos.


Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – polímero na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-26 21:32:45]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe