Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Porsche
favoritos

A marca alemã de automóveis desportivos Porsche foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche, em Estugarda.
Dois anos mais tarde, Adolf Hitler pediu a Ferdinand Porsche que construísse um carro acessível ao povo. Assim surgiu, em 1938, o popular Volkswagen (palavra alemã para carro do povo) "Carocha". Apesar de estar pronto para entrar em produção, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) levou a que o automóvel só começasse a ser fabricado em 1946. Durante o conflito, a Porsche concebeu jipes para o exército alemão.
Em 1948, numa altura em que a empresa estava sediada na Áustria, apareceu o primeiro modelo desportivo da marca Porsche, o 356/1, baseado no "Carocha".
Logótipo do construtor alemão Porsche
Porsche Carrera, versão de 1994
Em 1950, a Porsche voltou a instalar-se na Alemanha e, um ano mais tarde, aconteceu a primeira grande vitória desportiva do 356 ao ganhar as 24 Horas de le Mans, na França, na categoria de 1100cc.
Só em 1963 foi apresentado um novo modelo, o Porsche 911, que entrou na linha de produção no ano seguinte. O 911, tal como o 356, tinha motor traseiro.
Foram feitas diversas versões do 911, muitas delas para a vertente de competição, o que deu à Porsche uma série de vitórias em provas de todo o mundo.
Em 1977 foi introduzido o 911 Turbo, mais potente que o seu antecessor.
Oito anos depois, surgiu o Porsche 959 que, contudo, foi construído em série limitada. Em 1986 o 959 conseguiu ser o primeiro carro desportivo a vencer o rali de todo-o-terreno Paris-Dakar, superiorizando-se aos jipes.
A partir de então vários modelos foram lançados como, por exemplo, o Porsche Carrera 4 (1988), com tração às quatro rodas; o 911 Carrera 2 (1989), utilizando a Tecnologia Tiptronic que possibilitou o fabrico de uma caixa de velocidades semiautomática, que dispensa o uso da embraiagem; o Boxster (1992), um automóvel com motor central; o Cayenne (2002), um todo-o-terreno de luxo, que na versão Turbo S conta com um potente motor V8 biturbo de 520 cv; o Carrera GT (2004), um superdesportivo com 605 cv de potência e o Cayman (2006), um coupé de dois lugares que partilha alguns elementos estruturais com o Boxster.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Porsche na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-14 04:56:57]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez