Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Port Moresby
favoritos

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Papua Nova-Guiné, Port Moresby situa-se no golfo da Papua, na costa sudeste da ilha de Nova-Guiné. Desenvolveu-se à volta do porto de Fairfax, o maior da ilha. Tem um microclima que a torna menos chuvosa do que a área circundante. Possui cerca de 250 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
A área onde se situa a cidade foi descoberta pelo capitão britânico John Moresby, que ali desembarcou em 1873. Dez anos depois, a cidade foi fundada com o nome do pai de John Moresby, o almirante Fairfax Moresby (ficando a área interior do porto com o nome de Fairfax). Em 1906, a cidade passou a integrar a Papua, crescendo lentamente até meados do século. Durante a Segunda Guerra Mundial foi uma importante base aliada, o que originou a invasão japonesa em maio de 1942. Depois da guerra, a cidade teve que ser reconstruída, mantendo-se sob administração australiana. Em setembro de 1975, a cidade tornou-se capital de um país independente, iniciando-se a construção de diversos edifícios governamentais, incluindo o espetacular Parlamento Nacional (inaugurado em 1984). A partir da data da independência, a cidade passou por um acentuado crescimento demográfico.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade é uma espécie de microcosmo do país, representando a diversidade do mesmo. Junto ao mar fica a cidade histórica com as suas ruas estreitas. O mercado de Koki é um local importante para transacionar o peixe trazido diariamente pelos pescadores locais, encontrando-se ainda vegetais e frutas. Misturando o tradicional com o moderno, o Parlamento Nacional constitui o principal símbolo da cidade, contrastando com a humildade do Museu e Galeria de Arte Nacional. O maior evento da cidade realiza-se anualmente em setembro - o Festival de Hiri Moale -, que inclui corridas de canoa, procissões, etc. A cidade tem, contudo, muitos problemas, entre os quais uma grande falta de segurança.
Economia
As principais produções da cidade são o ouro, o café e a copra. Uma refinaria de petróleo explora também esta sua riqueza natural, mas a sua exploração ainda é recente. Tem também uma importância a nível administrativo, sendo ainda o turismo uma área com algum peso económico. É servida pelo aeroporto internacional de Jacksons.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Port Moresby na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-24 12:44:45]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe