Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Porto 2001
favoritos

Designação atribuída ao evento Porto Capital Europeia da Cultura 2001, que ocorreu na sequência da eleição desta cidade à iniciativa da União Europeia que visa promover, social e culturalmente, uma cidade da Europa.

Proposto a 7 de abril de 1997, pelo então Presidente da Câmara Fernando Gomes, o Porto viria a ser confirmado como Capital Europeia da Cultura para o ano de 2001, em maio de 1998, juntamente com a cidade holandesa de Roterdão.
Cartaz com o logótipo da Porto 2001
Casa da Música, um projeto incluído no plano inicial da Porto 2001

Artur Santos Silva foi o primeiro presidente eleito para o Conselho Administrativo da sociedade Porto 2001, S. A., em junho de 1998, tendo sido substituído por Teresa Lago, também presidente da Comissão Executiva, em dezembro de 1999.

De acordo com o principal objetivo da iniciativa, a programação teve em conta distintas áreas artísticas e culturais como teatro, música, dança, artes plásticas, circo, animação de rua, literatura, entre tantas outras. Dentro deste espírito de divulgação cultural foi elaborada uma manta de retalhos, a que chamaram "Manta da Cultura", inscrita no Guiness Book of Records por ter batido o record até agora atribuído a uma manta inglesa. Foi elaborada por cerca de 100 mil pessoas e tem aproximadamente 24 mil quadrados que medem 1m2 cada.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto 2001 na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$porto-2001 [visualizado em 2025-07-15 01:36:40].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix