Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

potência (matemática)
favoritos

Uma potência de expoente natural é o resultado da multiplicação de um dado número por si mesmo um certo número de vezes, ou seja, é uma forma de representar sucessivas multiplicações de um só fator, repetido um determinado número de vezes.
Por exemplo, se pretendermos multiplicar o número 3 por ele próprio cinco vezes, ou seja, 3 x 3 x 3 x 3 x 3, podemos escrever na forma de potência 35 (de notar que não se deve interpretar, erradamente, 35 como sendo equivalente a 3 x 5). Esta potência lê-se "3 elevado a 5", "3 elevado à quinta" ou, simplesmente, "3 à quinta". Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente. Quando uma potência tem expoente 2 ou 3 costuma ser lida de forma especial. Para um qualquer número x, x2 costuma ler-se "x ao quadrado" por analogia com o cálculo da área de um quadrado de lado l que é igual a l x l = l 2. De forma semelhante, x3 costuma ler-se "x ao cubo" por analogia com o cálculo do volume de um cubo.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – potência (matemática) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-08 11:41:26]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes