Prática de oito figuras
Simples conversa entre oito figuras, "esta obra não tem enredo e não constitui propriamente uma comédia", segundo Alberto Pimentel, in Obras do poeta Chiado, colligidas, annotadas e prefaciadas por Alberto Pimentel, Lisboa, 28 de março de 1889.
A prática começa com um monólogo de Paiva a respeito dos vícios do paço, lugar cheio de hipocrisia, malícia e traição. De seguida, estabelece-se um diálogo entre o Paiva e o Faria (moço do Dono da Casa) sobre assuntos vários: a vida que levam com os amos, projetos para o futuro, entrada na vida eclesiástica, etc.
Entretanto, várias figuras - Ambrósio da Gama, o Negro, Lopo da Silveira, Gomes da Rocha, o Capelão e Aires Galvão - vão entrando sucessivamente e vão enriquecendo a conversa.
Dividida em duas partes, esta prática encerra temas diversos que assentam na desmistificação das instituições sociais e dos costumes do século XVI.
Assim, a conversa vai tomando rumos diferentes, deixando de lado as preocupações de carácter mais concreto para abordar assuntos mais profundos como os da conjuntura política, o desconcerto do mundo, a fugacidade das coisas, a precariedade da amizade, a venalidade, a cobiça, a vaidade dos homens e a vivência pouco cristã.
-
AlbertoEleito (anti)papa, em 1102, pelos clérigos que tinham já tentado colocar Teodorico no trono pontific...
-
Frei Luís de Sousa (obra)Drama, da autoria de Almeida Garrett, escrito em 1843 e publicado em 1844, é considerado a obra-prim
-
O Dia SeguinteDe Luiz Francisco Rebello, publicada, em 1954, no volume coletivo Encontro, a peça O Dia Seguinte fo
-
Os DissipadoresComédia-drama em cinco atos, espécie de transposição para a atualidade da parábola do filho pródigo,
-
Triunfo do inverno (e do verão)Representada ao rei D. João III, em Lisboa, aquando do nascimento da Infanta Isabel. Personagens: Na
-
Farsa de Inês PereiraFarsa de Gil Vicente que foi representada pela primeira vez em 1523. As farsas, diametralmente opost
-
Dona Filipa de VilhenaComédia histórica em três atos, representada pela primeira vez em maio de 1840, no Teatro do Salitre
-
Os Dois RenegadosPrimeiro drama histórico do Romantismo português, da autoria de Mendes Leal, premiado pelo Conservat
-
O Inseticida ou O Fim do Império!Esta edição atualizada baseia-se na edição em um ato, editada pela primeira vez em 1967 e reeditada
-
Os Dois IrmãosDrama de atualidade de Rodrigo Paganino, representado pela primeira vez em 20-11-1856 no Teatro de D