práticas pedagógicas
Aplicam-se às realizações específicas do discurso pedagógico, no contexto da sala de aula ou do espaço de trabalho escolar. Segundo Bernstein, exteriorizam as relações de poder e controlo que regulam o contexto de transmissão-aquisição, embora se possa definir a prática pedagógica em função do grau de controlo que o transmissor - professor - e o recetor - aluno - têm sobre o processo de ensino-aprendizagem.
A tendência atual do discurso pedagógico prefere falar em practicum, isto é, momentos estruturados de prática pedagógica (estágio, aula prática, ...) visando uma maior interligação entre a proposta do professor e a capacidade de resposta do aluno. Pretende-se que os programas, o currículo explícito ou oculto, o contexto educativo, a investigação-ação,... constituam elementos enquadradores e justificativos de um conjunto de propostas pedagógicas que, por um lado, exteriorizam saberes, mas, por outro, funcionam como pretextos para uma reflexão sobre esse conhecimento e o nível de aceitação por parte do recetor. Nesta perspetiva (Ken Zeichner e Donald Schon), a prática pedagógica tem de estar em construção permanente, podendo e devendo assumir-se o practicum como uma aprendizagem cognitiva.
A tendência atual do discurso pedagógico prefere falar em practicum, isto é, momentos estruturados de prática pedagógica (estágio, aula prática, ...) visando uma maior interligação entre a proposta do professor e a capacidade de resposta do aluno. Pretende-se que os programas, o currículo explícito ou oculto, o contexto educativo, a investigação-ação,... constituam elementos enquadradores e justificativos de um conjunto de propostas pedagógicas que, por um lado, exteriorizam saberes, mas, por outro, funcionam como pretextos para uma reflexão sobre esse conhecimento e o nível de aceitação por parte do recetor. Nesta perspetiva (Ken Zeichner e Donald Schon), a prática pedagógica tem de estar em construção permanente, podendo e devendo assumir-se o practicum como uma aprendizagem cognitiva.
Partilhar
Como referenciar
práticas pedagógicas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$praticas-pedagogicas [visualizado em 2025-06-23 07:40:09].
Outros artigos
-
traços culturaisTraço cultural é uma marca distintiva e possível de se definir dentro de uma cultura. Formando-se co
-
Hegemonia da Cultura UrbanaDesde tempos imemoriais que as cidades representam o topo da evolução de uma sociedade, constituindo
-
mudança culturalProcesso de adaptação de uma cultura às exigências do seu meio ambiente. Exige a interação desse gru
-
reprodução culturalA reprodução cultural, tal como a reprodução social, respeita à renovação da cultura ou das relações
-
criminologiaEstudo da delinquência enquanto estrutura social constituída por relações entre diferentes atores (d
-
cultura de massaDentro do estado interativo que caracteriza o fenómeno comunicativo, de que se constitui a sociedade
-
culturaO termo cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, em 1817, como um conjunto complexo,
-
teoria críticaEmbora a expressão teoria crítica pudesse incluir toda e qualquer abordagem que questionasse as teor
-
padrões culturaisNo estudo dos factos e traços culturais feito pela escola culturalista americana, procurou-se elabor
-
"Jim Crow"O nome "Jim Crow" era dado frequentemente aos escravos negros norte-americanos e foi imortalizado po
Partilhar
Como referenciar 
práticas pedagógicas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$praticas-pedagogicas [visualizado em 2025-06-23 07:40:09].