Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

princípio da constância
favoritos

O princípio da constância é uma expressão criada por Freud e surge na sua segunda teoria das pulsões.

Designa a tendência do aparelho psíquico em manter a quantidade de excitação num nível baixo ou pelo menos a mais constante possível.

Nesta teoria, Freud expõe o princípio do prazer como um conceito económico para depois explicar que este princípio baseia-se na ideia de que cada vez que a tensão aumente deve haver uma descarga da mesma.

Mas mais importante que isso é que não haja grandes alterações de tensão, ou seja, não deixar elevar muito a tensão do seu valor normal e tentar manter uma variação, o mais constante possível.

Assim, embora o princípio do prazer continue a ser importante, ele vai obedecer a um outro princípio mais elevado: o princípio da constância.

A prioridade neste caso é tentar manter um certo equilíbrio, eliminando a tensão. O mais importante é que se mantenha o estado de energia e de tensão o mais baixa possível.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
princípio da constância na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$principio-da-constancia [visualizado em 2025-06-25 09:16:02].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac