princípio do prazer
Segundo Freud, o princípio do prazer, juntamente com o princípio da realidade, é a base do rumo dos acontecimentos psíquicos e as duas formas de funcionamento mental.
O princípio do prazer caracteriza-se pela procura de prazer e ao mesmo tempo de evitamento de dor, sofrimento ou tensão, por parte de um organismo. Todos os seres vivos obedecem a este princípio, mas no caso do homem, os processos psíquicos inconscientes procuram a obtenção do prazer e este princípio governa completamente o seu comportamento enquanto criança.
Neste princípio o que predomina é a busca do prazer a qualquer custo e este é conseguido através da descarga de qualquer aumento de tensão.
Na teoria psicanalítica, o princípio do prazer, que representa o desejo instintivo de satisfação, é modificado pelas solicitações do mundo exterior, ou seja, pelo princípio da realidade.
O princípio do prazer constitui uma energia interna enorme à qual se opõe o princípio da realidade.
-
princípio da realidadeEsta expressão, juntamente com a de "princípio do prazer", foi criada por Freud, em 1911, para desig...
-
energia internaA energia interna, cujo símbolo é U, define-se como sendo a soma das energias cinéticas dos átomos e...
-
psicodramaPsicodrama é uma forma de terapia em grupo em que um dos elementos que constitui o grupo (protagonis
-
triangulação (psicologia)A triangulação é um termo usado na psicanálise e que consiste na entrada de uma terceira pessoa - o
-
suicídio (psicologia)A palavra suicídio deriva de si (si mesmo) e de caedere (ação de matar), tendo sido utilizada pela p
-
psicolinguísticaDisciplina da linguística que se dedica ao estudo dos processos psicológicos subjacentes à produção
-
teste projetivoO teste projetivo tem como objetivo principal descrever o funcionamento mental do sujeito. O interes
-
self (psicologia)Numa aceção geral, entende-se por self aquilo que define a pessoa na sua individualidade e subjetivi
-
prostituiçãoNuma aceção lata, prostituição poderia englobar todos os tipos de práticas sexuais instrumentais em
-
privação relativaPrivação relativa é uma expressão que remete para uma teoria conhecida não só na Psciologia, particu