Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

processo produtivo
favoritos

O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ou acabado). Está sempre estritamente dependente da tecnologia ao dispor da empresa.

Em teoria microeconómica, utilizam-se vários tipos de funções de produção que pretendem ilustrar a forma como os diferentes fatores se conjugam para se chegar a um produto final (são apenas regras matemáticas simples, indicando que quantidade de output se obterá, se se utilizarem quantidades específicas de vários inputs).

As funções mais utilizadas são a de Cobb-Douglas (do tipo Q=m.Ka.Lb.Tc) e a de Leontief (do tipo Q=min(a. K,b.L)) - em que Q representa a quantidade produzida; K, L e T representam os três fatores classicamente considerados (trabalho, capital e terra, respetivamente); e m, a, b e c representam valores numéricos positivos, isto é, valores reais.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – processo produtivo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-23 06:21:12]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto