Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura2 min

Prodigy
favoritos


Durante os anos 80, Liam Howlett foi breakdancer e DJ com o grupo hip-hop Cut To Kill, no entanto, influenciado por sons como os de Meat Club Manifesto e Joey Beltram, começou a compor a sua própria música de dança. Em finais da década, conheceu Keith Flint e Leeroy Thornhill, dançarinos em clubes londrinos, aos quais se juntou MC Maxim, um explorador do hip-hop.

Em 1991, o grupo estreou-se com o single "What Evil Lurks", que rapidamente se tornou tema de culto das pistas de dança. Seguiu-se "Charly", que abriu ao grupo as portas da popularidade, e cujo videoclip foi transmitido no lendário programa televisivo inglês Top Of The Pops.

Os seus espetáculos construíram uma imagem muito própria do grupo, evidenciando um carácter intenso e excessivo, presente na dança de Flint e de Thornhill e nas vocalizações de Maxim e Flint. Colecionaram uma série de sucessos, tais como "Everybody In The Place", "Fire", "Out Of Space" e "Wind It Up", os quais foram incluídos no seu álbum de estreia, The Prodigy Experience, de 1992.

Seguiram-se os singles "One Love", este editado sob o pseudónimo Earthbound, e "No Good (Start The Dance)", que foram incluidos no álbum Music For The Gilted Generation (1994). Este trabalho constituiu rotundo sucesso, sendo nomeado para um prémio Mercury, e vendendo mais de um milhão de cópias em todo o mundo.

O grupo continuou o seu percurso de êxito com os singles "Voodoo People" e "Poison". Este último tema foi incluído na banda sonora do filme End Of Days ("Os Dias Do Fim", 1999
).

Em março de 1996, os Prodigy conquistaram o primeiro número um nas tabelas de vendas do Reino Unido com o tema "Firestarter". No final do mesmo ano surgiu "Breathe", confirmando uma popularidade alargada aos mais variados públicos.

O terceiro álbum, Fat Of The Land, foi editado em 1997, explorando uma sonoridade agressiva que mistura ritmos dançáveis, vocalizações punk e guitarras rock. O controverso tema "Smack My Bitch Up" não os impediu de conquistarem os prémios de Melhor Projeto de Dança nos Brits 1998, e Originalidade e Melhor Vídeo de Dança, nos Prémios MTV.

Durante o ano de 1999, os membros da banda desenvolveram outros projetos paralelos: Liam Howlett lançou o álbum de misturas The Ditchamber Sessions Volume 1; Maxim editou um EP intitulado My Web; Leeroy Thornhill gravou o single "Dreamer" sob o pseusónimo Longman.

Em abril de 2000, Leeroy deixou o grupo para seguir carreira a solo como Longman, integrado no seu grupo Flightcrank. No ano seguinte foi editado o quarto álbum do grupo: Always Outnumbered, Never Outgunned.

A 4 de março de 2019 Keith Flint foi encontrado morto em sua casa no Essex, Reino Unido.


Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Prodigy na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$prodigy [visualizado em 2025-07-15 13:45:51].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix