As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

< 1 min

produto de solubilidade
favoritos

O produto de solubilidade, cujo símbolo é Ks, numa solução saturada de um eletrólito forte, pouco solúvel, consiste na constante que resulta do produto das concentrações iónicas, considerando-se invariável a concentração do eletrólito não dissociado.
O produto de solubilidade depende da temperatura.
Se o produto das concentrações iónicas numa solução exceder o produto de solubilidade, então ocorre precipitação.
Por exemplo, se um composto AxBy se encontra em equilíbrio com a sua solução:
AxBy ↔ xA+(aq) + yB-(aq) a constante de equilíbrio é Kc = [A+]x[B-]y / [AxBy]. Uma vez que se pode tomar a concentração de sólido não dissolvido como sendo 1, o produto de solubilidade é dado por: Ks = [A+]x[B-]y.
A expressão é apenas verdadeira para sais que sejam pouco solúveis.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – produto de solubilidade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-20 02:45:44]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron