Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

progresso social
favoritos

Progresso, quando se trata de um fenómeno qualitativo, significa sempre um melhoramento. Trata-se de uma mudança definida como desejável, de acordo com determinados juízos de valor. É um movimento social orientado no sentido de objetivos considerados preferíveis. Ou seja, o progresso social deverá ser desejado como a realização do bem-estar comum de uma sociedade. Sendo que cada sociedade tem como referência a sua própria ordem de valores ou de entendimento da vida humana, é difícil que todos os grupos compartilhem a mesma ideia de progresso. No entanto, quando falamos em progresso científico e em crescimento económico, estes não eliminam, necessariamente, as desigualdades sociais nem promovem a reconciliação entre os homens ou entre os povos. Daí que o progresso social, entendido como uma evolução para melhor, implica várias formas de progresso: melhoria das condições de vida, permitida pelo progresso económico, que leva a um bem-estar maior das populações. Ao melhorar as relações sociais entre grupos e classes sociais, leva à integração social através da solidariedade entre os membros de uma sociedade.
Trata-se de um progresso geral da sociedade, que opera modificações ao nível das suas estruturas e instituições, assumindo diversas dimensões ao nível da sociedade. Abarca os conhecimentos científicos, as descobertas técnicas, o progresso económico, o progresso técnico, etc.
O progresso social surge, muitas vezes, pelo meio de tensões sociais ou desfasamentos culturais, pela necessidade de os ultrapassar.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
progresso social na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$progresso-social [visualizado em 2025-07-15 01:39:53].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix