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A publicidade é um conjunto de meios e técnicas cuja finalidade primeira é divulgar um serviço ou uma empresa, orientando-se, ao mesmo tempo para a angariação, alargamento ou manutenção de uma clientela. O termo publicidade deriva de público (do latim publicus) e significa tornar público um produto, um facto ou uma ideia. Para isso, procura difundir e aumentar o sentido da mensagem, ultrapassando a simples dimensão informativa.
A finalidade da publicidade é despertar, no consumidor, o desejo pela coisa anunciada ou criar e manter o prestígio do anunciante. Para isso, tem como objetivos informar o consumidor sobre o produto, as suas características e os lugares ou as formas de aquisição; aumentar a notoriedade e hipóteses de aquisição; diminuir o esforço de compra, ajudando a tomar uma decisão; e influenciar na decisão de compra.
Do ponto de vista das empresas, nem sempre a publicidade visa objetivos de curto prazo (aumento imediato das vendas). De facto, à publicidade de venda imediata contrapõe-se a de imagem, que, prosseguindo objetivos de longo prazo, visa proporcionar a uma empresa ou a uma marca um prestígio e uma reputação que lhe permitam vender com maior facilidade em ocasiões futuras, pelo simples facto de ser reconhecida pelo mercado como tendo determinados atributos.
Vista noturna dos reclamos luminosos de uma avenida
A publicidade pode ser efetuada recorrendo a diversos meios de transmissão (televisão, jornais, cartazes, mailings). A escolha do meio é fundamental para o sucesso de uma campanha publicitária. A opção por um veículo de comunicação desajustado dos consumidores que se pretende atingir pode frustrar toda a campanha.
Atualmente é fundamental na economia, quer por ser um meio de comunicação de massa que, rapidamente, fornece informações e recorda produtos ou anunciantes, quer por apresentar um poder de convencer e cativar consumidores.
Em contrapartida, como o objetivo primordial é informar de forma a convercer o consumidor a adquirir o produto em causa, ao frisar-se as qualidades e as características positivas daquilo que se pretende vender, negligencia-se os aspetos que sejam (objetivamente ou em confronto com a concorrência) menos bons, pelo que a mensagem publicitária é tendenciosa. Em alguns casos, leva àquilo a que chamamos publicidade enganosa (aquela em que se transmite a ideia da existência de uma qualidade que o produto efetivamente não possui).
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Como referenciar
Porto Editora – publicidade na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-04-13 14:48:07]. Disponível em

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