Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Pulp Fiction
favoritos

Filme dramático realizado por Quentin Tarantino em 1994.

É uma obra cinematográfica com várias personagens desempenhando funções que, apesar de pequenas, são primordiais para dar o fio condutor a este filme. As histórias são apresentadas de um modo desordenado de forma a prender a atenção do espectador sem o fazer sentir-se perdido, fugindo ao habitual desenrolar de uma história com princípio, meio e fim.

Este facto atribui ao filme um carisma que o tornou num dos melhores filmes do ano. Desempenham os papéis de alguns desses personagens atores como John Travolta que faz de Vincent Vega, Samuel L. Jackson, no papel de Jules Winnfield, Uma Thurman, desempenhando o papel de Mia e Bruce Willis como Butch Coolidge. Conta ainda com a participação da atriz portuguesa Maria de Medeiros no papel de Fabienne, namorada de Butch.

São duas as histórias que se apresentam alternadas, mas que têm algo de comum que leva o espectador a encontrar sozinho o caminho para a compreensão total do filme. Na primeira história aparecem dois assassinos profissionais no desempenho das suas funções, um deles, Vincent, é obrigado a levar a mulher do seu patrão (Mia), a divertir-se numa noite em que se encontrava sozinha.

A segunda história envolve um pugilista, Butch Coolidge, que é pago para perder um combate. Pulp Fiction foi nomeado para várias categorias mas apenas recebeu o Óscar em 1995 para o Melhor Argumento Original.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Pulp Fiction na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-26 07:12:32]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto