PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado)
Em 1933, é criada em Portugal uma polícia política de carácter secreto, PVDE, sucedendo a instituições da mesma natureza criadas durante a Ditadura Militar (1926-1933), que por sua vez mais não eram do que as sucessoras de polícias especiais da República.
A grande novidade que esta polícia apresenta reside no seu carácter nacional, já que as suas congéneres anteriores tinham apenas âmbito local e mesmo predominantemente urbano (Polícias de Informação de Lisboa e do Porto, por exemplo).
A criação de uma polícia com competência nacional, com autoridade para investigar atividades de carácter político e social lesivas dos interesses do regime, controlar o movimento de fronteiras e a presença de estrangeiros em território nacional, foi uma decisão política pessoal de Salazar. A polícia assim constituída, no entanto, enfermava de diversas debilidades, quer pela deficiente preparação técnica dos seus quadros, quer pela insuficiente cobertura do território ou ainda pela ausência de meios técnicos de comunicação, além de outros.
Em 1945, terminada a Segunda Guerra Mundial, inicia-se a Guerra Fria e Salazar substitui a PVDE por um organismo centralizado, de âmbito nacional, dotado de amplos poderes e meios técnicos, humanos e financeiros, que continuará a missão de defender o regime contra as diversas oposições que lhe pudessem fazer frente - a PIDE (1945), mais tarde substituída pela DGS (1968).
-
Guerra FriaDepois da Segunda Guerra Mundial a Europa Ocidental, devastada e sem as colónias, deixou de estar em...
-
Segunda Guerra MundialA Segunda Guerra Mundial foi gerada a partir dos erros e imperfeições do Tratado de Versalhes, pelos...
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
LisboaAspetos geográficos Cidade, capital de Portugal, sede de distrito e de concelho. Localiza-se na Regi...
-
Ditadura MilitarCostuma designar-se assim o período da História contemporânea de Portugal que se estende de 1926 a 1...
-
Companhias Comerciais PortuguesasCompanhias de privilégio comercial detentoras do monopólio de determinados produtos ou de rotas come
-
Companhia União MercantilO desenvolvimento económico dos territórios ultramarinos foi comprometido pela ineficiência do siste
-
Companhia de JesusA 15 de agosto de 1534, acompanhado de seis discípulos, Inácio de Loyola, espanhol, figura de grande
-
Companhia Geral do Grão-Pará e do MaranhãoO desenvolvimento do Brasil, tanto em termos populacionais como geográficos, deve-se, em grande part
-
Junta do ComércioA primeira verdadeira companhia que alcançou grande significado em Portugal foi a Companhia do Comér