Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

quadriláteros
favoritos

Em geral, um quadrilátero será uma figura geométrica limitada por quatro lados, todos diferentes e que formam entre si quatro ângulos internos também diferentes. Em qualquer caso, a soma das amplitudes dos ângulos internos de um quadrilátero é sempre 360º.
Quando existe determinada regularidade quanto aos comprimentos e/ou às posições relativas de alguns dos lados do quadrilátero este recebe uma designação especial:

Trapézio - quadrilátero que tem, pelo menos, dois lados paralelos. A esses lados dá-se o nome de bases do trapézio (base maior e base menor). A distância que separa as duas bases, medida na perpendicular a ambas, designa-se por altura do trapézio;



Paralelogramo - quadrilátero cujos lados são paralelos dois a dois. Sendo paralelos dois a dois, os lados opostos têm igual comprimento e os ângulos opostos têm a mesma amplitude. Além disso, as diagonais do paralelogramo intersetam-se no ponto médio de cada uma.



Retângulo - quadrilátero que é um paralelogramo em que pelo menos um ângulo é reto (o que, na realidade, implica que todos o sejam). As diagonais do retângulo caracterizam-se por terem o mesmo comprimento.



Quadrado - retângulo que tem dois lados consecutivos com o mesmo comprimento (o que implica que todos os lados sejam iguais).



Losango - paralelogramo em que dois lados consecutivos têm o mesmo comprimento. As diagonais de um losango são perpendiculares entre si.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – quadriláteros na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-12 02:54:56]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez