Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

queratinócitos
favoritos

A principal função dos queratinócitos é produzir queratina, uma proteína fibrosa que faz, por exemplo, da epiderme uma camada protetora. Finamente ligados uns aos outros por desmossomas, os queratinócitos formam-se na camada mais profunda da epiderme a partir de células que se encontram sempre em divisão. Os queratinócitos são empurrados para a superfície da pele devido à produção de novas células por baixo deles e vão formando queratina que eventualmente pode dominar o seu conteúdo celular. À medida que os queratinócitos se aproximam da superfície da pele, transformam-se em estruturas esqueléticas que pouco mais são que membranas com queratina. Milhões destas células mortas são eliminadas por abrasão todos os dias, o que permite a renovação total da epiderme em cerca de 35 a 45 dias, o tempo que medeia entre o "nascimento" de um queratinócito e a sua eliminação na superfície da pele. Em regiões do corpo sujeitas a fricção interna como, por exemplo, braços e pés, a formação de células e a sua queratinização são aceleradas.
Um atrito persistente, por exemplo por um sapato pouco adaptado ao pé, provoca um engrossamento da epiderme, com queratinócitos, denominado calo.
Desmossomas ligando queratinócitos (células da epiderme que produzem a queratina, principal responsável pela proteção)
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
queratinócitos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$queratinocitos [visualizado em 2025-06-14 17:39:01].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac