quere-o ou qué-lo?
«Já li este livro, o Pedro quere-o» ou «Já li este livro, o Pedro qué-lo»?
A forma correta é quere-o.
A terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo querer - quer - constitui uma exceção à regra da conjugação pronominal.
De acordo com a regra, as formas verbais terminadas em -r, -s ou -z perdem estas consoantes quando ligadas por hífen aos pronomes pessoais de complemento direto o, a, os, as, que, por sua vez, tomam as formas -lo, -la, -los, -las.
Por exemplo: Ele traz o livro / Ele trá-lo.
Neste caso específico, em vez de a forma verbal quer perder o -r final, acrescenta-se-lhe um e: ele quere-o.
Partilhar
Como referenciar
quere-o ou qué-lo? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$quere-o-ou-que-lo [visualizado em 2026-06-28 12:16:15].
Outros artigos
-
bombeira ou mulher bombeiro?Qual é o feminino de bombeiro – bombeira ou mulher bombeiro? A forma correta é bombeira. É a forma f
-
meio baralhada ou meia baralhada?A forma correta é meio baralhada. Neste caso, meio é um advérbio, portanto, invariável e atribui ao
-
bateram ou bateu?«Bateram seis horas no relógio» ou «Bateu seis horas no relógio»? A construção correta é bateram sei
-
bolos-reis ou bolos-rei?«Os bolos-rei são vendidos às centenas» ou «Os bolos-reis são vendidos às centenas»? A forma correta
-
bolçam ou bolsam?«Geralmente, os bebés bolçam depois de mamar» ou «Geralmente, os bebés bolsam depois de mamar»? A fo
-
bucal ou bocal?«A higiene bucal é muito importante para a saúde» ou «A higiene bocal é muito importante para a saúd
-
bem-estar ou bem estar?«Uma boa alimentação é essencial para o nosso bem-estar» ou «Uma boa alimentação é essencial para o
-
biquíni ou biquini?Qual a forma correta? Veja o vídeo da rubrica BOM PORTUGUÊS ou leia a resposta para descobrir a form
-
grão-de-bico ou grão de bico?A forma correta é grão-de-bico, com hífenes. O uso do hífen é obrigatório em palavras compostas que
-
bons dias ou bons-dias?«Dar os bons-dias» ou «Dar os bons dias»? A forma correta é bons-dias porque se trata de um nome que
Partilhar
Como referenciar 
quere-o ou qué-lo? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$quere-o-ou-que-lo [visualizado em 2026-06-28 12:16:15].