Quinta de Santiago
A Quinta de Santiago foi mandada construir em Leça da Palmeira em 1896, como residência de veraneiro da família Santiago de Carvalho.
O projeto foi da autoria do arquiteto veneziano Nicola Bigaglia e apresenta características inspiradas no gótico, no manuelino e no românico. Atualmente, o palacete, que assume funções de museu, pertence ao Município e está aberto ao público desde dezembro de 1993.
Neste museu podem ser apreciadas uma parte da coleção artística da Câmara de Matosinhos, assim como obras de três mestres da pintura oriundos da região: António Carneiro, Augusto Gomes e Agostinho Salgado.
Partilhar
Como referenciar
Quinta de Santiago na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$quinta-de-santiago [visualizado em 2026-07-27 16:31:29].
Outros artigos
-
António CarneiroPintor, professor da Escola de Belas-Artes do Porto, diretor artístico da revista Águia, ligado ao m...
-
MatosinhosAspetos Geográficos O concelho de Matosinhos, do distrito do Porto, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
SantiagoAspetos Geográficos Capital e maior cidade do Chile, Santiago localiza-se num vale do Centro do país...
-
Igreja de Santa Maria de AlmacaveA Igreja de Santa Maria de Almacave, na cidade de Lamego é um monumento do românico português do séc
-
Menir dos AlmendresO Menir do Monte dos Almendres, de origem neolítica e com cerca de seis mil anos, é um grande menir
-
Fortaleza de AlmeidaO primitivo castelo fronteiriço de Almeida foi obra das tropas sarracenas, que perderam esta fortale
-
Igreja de Santa Cruz (Almodôvar)Situada na povoação de Santa Cruz, em Almodôvar, a igreja encontra-se isolada entre terrenos agrícol
-
Igreja de S. Lourenço (Almansil)Anterior ao século XVIII, a Igreja de S. Lourenço, na vila algarvia de Almansil, foi totalmente remo
-
Castelo de AljezurA posição vulnerável da fortificação de Aljezur num cabeço proeminente destacado na paisagem aplanad
-
Convento de Sta. Maria de AlmosterO Convento de Santa Maria de Almoster, em Santarém, foi fundado por D. Berengueira Aires, dama de co
Partilhar
Como referenciar 
Quinta de Santiago na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$quinta-de-santiago [visualizado em 2026-07-27 16:31:29].