Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Rafael Nkatunga
favoritos

Escultor moçambicano nascido em 1951, em Moçambique.

Com um ano de idade, emigrou com os pais para a Tanzânia, onde os seus familiares lhe transmitiram a arte de esculpir madeira.
Em 1968, iniciou o seu trabalho de escultor na escola de Bagamoyo e, em 1973, regressando a Moçambique, instalou-se numa base da FRELIMO, apoiando então a luta armada do movimento anti-colonialista.
A partir de 1974, estabeleceu-se no planalto de Mueda, na província de Cabo Delgado, onde se dedicou novamente à escultura.

Representado em coleções particulares e públicas, como a do Museu Nacional de Arte, em Maputo, Rafael Nkatunga realizou exposições em Portugal, França, Itália e Cuba.
Um dos principais escultores da arte maconde, o artista centra o seu trabalho no tipo de escultura shetani e ujamaa. É, neste último tipo, que Nkatunga revela a sua técnica e talento, sobretudo, devido à dificuldade em tornar a escultura harmoniosa.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Rafael Nkatunga na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$rafael-nkatunga [visualizado em 2025-06-24 20:20:51].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac