Raoul Walsh
Realizador norte-americano, de seu verdadeiro nome Albert Edward Walsh, nasceu a 11 de março de 1887, em Nova Iorque, e morreu a 31 de dezembro de 1980.
Depois de ter passado por vários empregos precários, trabalhou como ator numa companhia de teatro itinerante.
Em breve, tornou-se assistente pessoal do afamado realizador D. W. Griffith. Em 1912, enquanto estava no México para acompanhar a revolução de Pancho Villa realizou o seu primeiro filme, um documentário sobre o guerrilheiro: Life of Villa (1912).
Voltou a trabalhar com Griffith, desta vez como ator no épico The Birth of a Nation (O Nascimento Duma Nação, 1915), onde encarnou John Wilkes Booth, o assassino do presidente Abraham Lincoln.
A partir daí, tornou-se um prolífero realizador, tendo dirigido até 1920 perto de quatro dezenas de filmes, a maioria dos quais irremediavelmente perdidos.
O seu primeiro grande sucesso comercial foi The Thief of Bagdad (O Ladrão de Bagdad, 1924), protagonizado por um dos maiores galãs do cinema mudo: Douglas Fairbanks. Durante os anos seguintes, assumiu-se como realizador de cinema de aventura.
Durante as filmagens de In Old Arizona (1929), em que assumia a dupla faceta de ator/realizador, foi vítima de um violento acidente de automóvel, tendo perdido o olho direito. A partir daí, abandonou a carreira de intérprete, dedicando-se exclusivamente à realização. Em 1939, depois de uma série de filmes-B, mudou-se para o maior estúdio de então: a Warner.
Aí assinou êxitos como o filme de gangsters Roaring Twenties (Heróis Esquecidos, 1939), High Sierra (O Último Refúgio, 1941) e uma série de filmes protagonizados por Errol Flynn como They Died With Their Boots On (Todos Morreram Calçados, 1942), Gentleman Jim (O Ídolo do Público, 1942), San Antonio (Cidade Sem Lei, 1945) e Objetive Burma (Operação Burma, 1945).
Era evidente que Walsh se sentia à vontade a trabalhar em filmes de ação: a sua obra-prima White Heat (Fúria Sanguinária, 1949) foi um marco dos filmes de gangsters e proporcionou a James Cagney um dos papéis mais emblemáticos da sua carreira.
Trabalhou com grandes nomes como Gregory Peck em Captain Horatio Hornblower (Epopeia nos Mares, 1951), Humphrey Bogart em The Enforcer (Sem Consciência, 1951), Anthony Quinn em The World in His Arms (O Mundo nos Seus Braços, 1952) e Clark Gable em The King and Four Queens (Um Rei e Quatro Rainhas, 1956).
Findou a sua carreira com o western A Distant Trumpet (A Carga da Brigada Azul, 1964), quando se tornara evidente que os grandes estúdios já não apostavam no seu talento.
-
Clark GableClark Gable nasceu na pequena cidade de Cadiz, no estado norte-americano do Ohio a 1 de fevereiro de...
-
Anthony QuinnAtor de cinema norte-americano, nascido a 21 de abril de 1915, na cidade mexicana de Chihuahua, e fa...
-
Gregory PeckAtor de cinema norte-americano, de verdadeiro nome Elden Gregory, nasceu a 5 de abril de 1916, em La...
-
James CagneyAtor norte-americano nascido em 1899, em Nova Iorque, e falecido em 1986, na mesma cidade. Ficou cél...
-
Errol FlynnAtor do cinema americano, Errol Leslie Thomson Flynn nasceu a 20 de junho de 1909, na Tasmânia, Aust...
-
Douglas FairbanksAtor e produtor de cinema norte-americano, nasceu em 23 de maio de 1883, em Denver, no Colorado, e m...
-
Abraham LincolnDécimo sexto presidente dos Estados Unidos da América, nasceu a 12 de fevereiro de 1809 no Kentucky,...
-
Pancho VillaRevolucionário mexicano e líder de guerrilha nasceu a 5 de junho de 1878 e morreu (assassinado) a 20...
-
MéxicoGeografia País da América do Norte. Se tivermos em conta critérios relativos à origem da população e...
-
D. W. GriffithRealizador norte-americano, David Llewelyn Wark Griffith nasceu em LaGrange, no estado de Kentucky, ...