Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Raquel Welch
favoritos

Atriz norte-americana, Raquel Welch nasceu a 5 de setembro de 1940, em Chicago, nos Estados Unidos da América, e faleceu a 15 de fevereiro de 2023.

Foi um dos maiores e mais marcantes símbolos sexuais dos anos 60 e 70. De seu verdadeiro nome Raquel Tejada, ganhou o seu primeiro concurso de beleza com apenas 15 anos.

Trabalhou como empregada num restaurante e como manequim, e em 1964 chegou a Hollywood onde fez sensação quando apareceu na capa da revista Life envergando apenas um biquini.

Roustabout (1964), em que trabalhou ao lado de Elvis Presley, foi a sua primeira aparição cinematográfica, a que se seguiu Fantastic Voyage (Viagem Fantástica, 1966). O seu estatuto de símbolo sexual foi obtido em Le Plus Vieux Métier du Monde (A Mais Velha Profissão do Mundo, 1967) onde contracenou com Anna Karina, Jeanne Moreau e Elsa Martinelli.

Hollywood apostou nela para protagonizar Bedazzled (Brincadeiras do Diabo, 1968), The Lady in Cement (O Detetive, 1968), Bluebeard (O Barba Azul, 1972) e The Three Musketeers (Os Três Mosqueteiros, 1973).

Uma sucessão constante de desastres comerciais levaram-na a abandonar Hollywood, refugiando-se primeiro na Europa onde filmou alguns títulos, voltando aos EUA em 1979, onde trabalhou maioritariamente para televisão.

Ocasionalmente, fez aparições esporádicas em filmes de grande sucesso como a comédia Legally Blonde (Legalmente Loura, 2001).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Raquel Welch na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-19 13:04:04]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto