Raul de Carvalho
Artista dramático português, de nome completo Raul de Carvalho Soares, nascido a 15 de fevereiro de 1901, em Salvaterra do Extremo, e falecido em Lisboa, a 11 de agosto de 1984.
Estreou-se no Teatro de S. Carlos em 1921, ao lado de Amélia Rey Colaço, na peça Zilda de Alfredo Cortez.
A sua carreira foi quase toda construída em conjunto com essas duas outras personalidades. Foi um dos mais distintos atores teatrais do país, tendo atingido o seu auge durante as décadas de 30 e 40.
A sua estreia cinematográfica foi feita ainda no período do filme mudo, participando em O Fado (1923). Seguiram-se O Primo Basílio (1923), A Canção do Berço (1931) e Gado Bravo (1934).
Marcou também presença em filmes de cariz histórico: foi o Elmano Sadino em Bocage (1934) e Diogo Lopes Pacheco em Inês de Castro (1944).
Da sua filmografia, destacam-se ainda presenças em Fado, História de uma Cantadeira (1948), A Morgadinha dos Canaviais (1949), Frei Luís de Sousa (1950), O Cerro dos Enforcados (1954), O Tarzan do Quinto Esquerdo (1958) e As Pupilas do Senhor Reitor (1961), o seu derradeiro filme.
-
Vincenzo BelliniCompositor italiano, Vincenzo Salvatore Carmelo Francesco Bellini nasceu a 3 de novembro de 1801, em
-
James K. BaxterEscritor e poeta neo-zelandês, James Keir Baxter nasceu a 29 de junho de 1926, em Dunedin. Filho de
-
Sarah BernhardtAtriz francesa nascida a 23 de outubro de 1844, em Paris, e morreu a 26 de março de 1923, na mesma c
-
Samuel BeckettRomancista e dramaturgo irlandês, Samuel Barclay Beckett nasceu a 13 de abril de 1906 na cidade de D
-
Bernardo SantarenoEscritor português, nasceu a 19 de novembro de 1920, em Santarém. Formado em Medicina, com especiali
-
Thomas BernhardEscritor austríaco, Thomas Bernhard nasceu a 9 de fevereiro de 1931 em Heerlen, na Holanda. Filho il
-
Harry BelafonteArtista multifacetado norte-americano, nasceu Harold George Belafonte a 1 de março de 1927, no bairr
-
Ben KingsleyAtor inglês, Krishna Bhanji de seu verdadeiro nome, nasceu na aldeia de Snaiton, a 31 de dezembro de
-
Giovanni Battista PergolesiCompositor italiano, nascido em Jesi, perto de Ancona, a 4 de janeiro de 1710, e falecido a 16 de ma
-
Jules BerryAtor francês, nasceu em 9 de fevereiro de 1883 em Poitiers e morreu a 23 de abril de 1951, em Paris,