Raul de Carvalho
Artista dramático português, de nome completo Raul de Carvalho Soares, nascido a 15 de fevereiro de 1901, em Salvaterra do Extremo, e falecido em Lisboa, a 11 de agosto de 1984.
Estreou-se no Teatro de S. Carlos em 1921, ao lado de Amélia Rey Colaço, na peça Zilda de Alfredo Cortez.
A sua carreira foi quase toda construída em conjunto com essas duas outras personalidades. Foi um dos mais distintos atores teatrais do país, tendo atingido o seu auge durante as décadas de 30 e 40.
A sua estreia cinematográfica foi feita ainda no período do filme mudo, participando em O Fado (1923). Seguiram-se O Primo Basílio (1923), A Canção do Berço (1931) e Gado Bravo (1934).
Marcou também presença em filmes de cariz histórico: foi o Elmano Sadino em Bocage (1934) e Diogo Lopes Pacheco em Inês de Castro (1944).
Da sua filmografia, destacam-se ainda presenças em Fado, História de uma Cantadeira (1948), A Morgadinha dos Canaviais (1949), Frei Luís de Sousa (1950), O Cerro dos Enforcados (1954), O Tarzan do Quinto Esquerdo (1958) e As Pupilas do Senhor Reitor (1961), o seu derradeiro filme.
-
Elaine PageAtriz e cantora inglesa, de seu nome verdadeiro Elaine Bickerstaff, nasceu a 5 de março de 1948 em B
-
James DunnAtor norte-americano, James Howard Dunn nasceu a 2 de novembro de 1901, em Nova Iorque, e faleceu a
-
Mary Elizabeth MastrantonioAtriz e cantora norte-americana, Mary Elizabeth Mastrantonio nasceu a 17 de novembro de 1958, em Oak
-
Elia KazanRealizador, argumentista e produtor, Elia Kazan, cujo nome real é Elias Kazanjoglou, nasceu a 7 de s
-
Lima DuartePrestigiado ator brasileiro, de seu nome verdadeiro Ariclenes Venâncio Martins, nasceu a 29 de março
-
José EchegarayDramaturgo, matemático e político espanhol nascido em 1832, em Madrid, e falecido em 1916. Estudou e
-
Luís EsparteiroAtor de televisão, cinema e teatro, Luís Esparteiro nasceu a 8 de abril de 1959, tendo estudado no C
-
Edmond RostandEscritor francês, nascido em 1868 e falecido em 1918, ficou conhecido especialmente pela sua peça de
-
T. S. EliotThomas Stearns Eliot (1888-1965), poeta, crítico e dramaturgo inglês, nasceu em St. Louis, no Missou
-
Eleonora DuseAtriz italiana, Eleonora Duse nasceu em 1858, em Vigevano, no Império Austríaco (atualmente, parte i