Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

reggae
favoritos

Estilo musical jamaicano que vai buscar as suas raízes ao rhythm & blues americano. De forma direta, o reggae provém do ska, uma variação rítmica rápida do rhythm & blues de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América que os músicos jamaicanos ouviam através das transmissões de rádio americanas. Baseado em ritmos sincopados acompanhados de guitarra, o ska era a sua interpretação do r&b e tornou-se bastante popular nos anos 60. O reggae nasceu da desaceleração do ritmo ska e da ligação ao ritual místico Rastafari, baseado na batida lenta e no primado das mensagens políticas e sociais.
Na década de 70, Bob Marley (1945-1981) e o seu grupo, os Wailers, foram os grandes responsáveis pela expansão do reggae e consequente popularização deste estilo. Outros artistas incluíram Bunny Wailer, Peter Tosh, Burning Spear, Lee Perry, Toots, entre outros. No cinema, o filme The Harder They Come (1973) teve papel importante na implementação do reggae nos Estados Unidos.
Após a morte de Bob Marley, o reggae perdeu algum do seu esplendor, com a exceção de grupos como os Black Uhuru e os Steel Pulse e do cantor Linton Kwesi Johnson.
Nas décadas de 80 e 90 a mistura do rap e do reggae, bem como a emergência de músicos novos como Ziggy Marley (filho de Bob) revitalizaram o reggae. Do mesmo modo, algumas bandas orientadas para a pop, tais como os UB40 ou os Aswad, cultivaram este estilo musical.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – reggae na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-06-19 08:52:51]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe