regra do octeto
A regra do octeto, diz, como o próprio nome indica, que cada átomo de um elemento químico, na molécula em que participa, encontra-se rodeado de um octeto de eletrões de valência, isto é, quatro pares eletrónicos de valência, sejam eles efetivamente ligantes ou não.
No que diz respeito ao átomo de hidrogénio verifica-se uma exceção, uma vez que nas moléculas em que participa, os respetivos núcleos ficam sempre rodeados de um par eletrónico ligante.
Isto deve-se ao facto de que o gás inerte que segue o hidrogénio na Tabela Periódica é o hélio, cujos átomos têm apenas dois eletrões.
A regra do octeto relaciona-se com o facto dos elementos do segundo período da Tabela Periódica mostrarem grande tendência para se rodearem de oito eletrões de valência à semelhança dos gases inertes como o néon ou o árgon, o que lhes confere grande estabilidade química.
A ligação covalente permite, assim, aos átomos agregarem-se de modo a que a redistribuição dos eletrões pela molécula lhes conceda o octeto eletrónico.
Para prever o modo como os eletrões de valência se distribuem numa molécula deve começar-se por contar os eletrões de valência de todos os átomos e colocar um par de eletrões em cada ligação. Em seguida deve-se colocar os eletrões nos átomos ligados ao átomo central de modo a que fiquem com oito eletrões (regra do octeto) e colocar aos pares os restantes eletrões do átomo central.
Se ao átomo central não for possível atribuir oito eletrões devem estabelecer-se ligações duplas e/ou triplas de modo que cada átomo possua oito eletrões.
-
ligação covalenteA diversidade de substâncias existentes indica que os átomos da grande maioria dos elementos químico...
-
elemento químicoUm elemento químico é um constituinte fundamental da matéria que não pode decompor-se em substâncias...
-
HeliornitídeosFamília de aves, da subordem Heliornithes e da ordem dos Gruiformes, constituída por três espécies q
-
hélioO hélio (He) é um elemento químico gasoso, não metálico, pertencente ao grupo dos gases nobres, inco
-
planta heliófitaDesignação das plantas que exigem luz intensa para viver. Nas florestas, são heliófitas as plantas q
-
Hermann von HelmholtzCientista e filósofo alemão nascido em 1821, na Prússia, e falecido em 1894, em Berlim. Deu importan
-
hematiteA hematite é o mais importante minério de ferro e constitui uma forma mineral de óxido de ferro III
-
HelodermatídeosFamília de répteis da ordem dos sáurios ou escamosos, constituída por duas espécies: Heloderma horri
-
hemáciaDesignação das células também chamadas eritrócitos ou glóbulos vermelhos. As hemácias são as células
-
hematoseIntercâmbio de gases que ocorre nas superfícies respiratórias por difusão indireta. A hematose branq