Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Reino Tai
favoritos

Os Tais, povo afim dos chineses, surgem na história no século VI a. C. No início da época atual estiveram sob a suserania da China, mas lutaram sempre pela independência, emigrando para o Norte da Birmânia, formando o substrato da população do reino de Nanchao.

Este reino teve a sua origem em Meng-she, a cerca de cinco milhas de Meng-hua. O primeiro chao (príncipe) conhecido foi Meng Hsi-nu-lo. Havia cinco outros chaos de Nanchao na mesma região, que foram conquistados pelo bisneto de Tu-lo. Através de alianças com a China e com o Tibete, este príncipe expandiu o reino para a Birmânia do Norte, o oeste de Yunnan e sudoeste de Ssuch'uan (China). Até ao século IX o reino de Nanchao expande-se aos estados vizinhos.

A partir desta data e até 1253 (data em que foi conquistado por Kublai Cão) começa o seu declínio. Em 1906 aparece o primeiro estado Tai independente, na sequência do gradual enfraquecimento dos khmers que levou à formação dos estados Tais de Mogaung (1215) e Muong Nai (1223).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Reino Tai na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$reino-tai [visualizado em 2025-07-14 18:53:25].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix