Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

relações públicas
favoritos

1. Esforço planificado, coeso e contínuo para criar e manter um clima favorável entre uma organização (instituição, empresa ou coletividade) e os seus públicos. Constituem-se como profissão, no início do século XX, com o jornalista Irving Lee, ao lançar num artigo uma campanha para modificar a imagem negativa que tinham John D. Rockfeller e o seu império junto da opinião norte-americana.
Pode exercer-se quer sobre a imagem global juntos de todos os públicos, quer sobre uma imagem setorial e um público restrito, como sejam: as internas, para melhorar o relacionamento entre a administração e os empregados; as financeiras, exercidas junto da comunidade financeira (acionistas, investidores, banca, analistas económicos); governamentais, ou lobbying, conducentes aos órgãos de soberania (presidente da República, Assembleia da República e Governo), e às entidades oficiais (partidos políticos, câmaras municipais, etc.).
2. O relações públicas é o profissional de uma organização cuja característica essencial é ser o estratega da comunicação interna e externa da mesma, passando sobretudo por ações pouco visíveis ou de bastidores. As suas ações mais notadas centram-se na realização de eventos, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar a imagem da organização ou o conceito em que ela é tida perante os seus públicos externo, interno e misto).
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – relações públicas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-17 22:53:17]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto