renúncia ou renuncia?
A forma correta é renúncia .
Renúncia é uma palavra esdrúxula, isto é, leva acento gráfico na antepenúltima sílaba, que é tónica:
– A renúncia ao cargo foi divulgada hoje.
Renuncia, sem acento, é a forma da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo renunciar:
– O empregado renuncia o cargo que lhe foi proposto.
Partilhar
Como referenciar
renúncia ou renuncia? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$renuncia-ou-renuncia [visualizado em 2026-06-22 16:56:34].
Outros artigos
-
saem ou saiem?«Os arguidos saem do tribunal» ou «Os arguidos saiem do tribunal»? A forma correta é saem. É a terce
-
racionar ou racionalizar?«Não há muita água, temos de racionar o seu consumo» ou «Não há muita água, temos de racionalizar o
-
roem-se ou roiem-se?«Eles roem-se de inveja» ou «Eles roiem-se de inveja»? A forma correta é roem-se . É a terceira pess
-
sobredotada ou superdotada?«Criança sobredotada» ou «Criança superdotada»? As duas formas são corretas. Contudo, sobredotada é
-
puder ou poder?As duas formas existem, mas são diferentes. Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregul
-
penalizar ou penalisar?A forma correta é penalizar. É um verbo que deriva do adjetivo penal, que significa «que impõe penas
-
subtil ou súbtil?A forma correta é subtil. É uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a
-
sobrelotada ou superlotada?«A sala estava sobrelotada» ou «A sala estava superlotada»? As duas formas são corretas. Sobrelotada
-
refogar ou refugar?As duas formas existem, mas são diferentes. Refogar é um verbo que significa «cozinhar em refogado;
-
sobrescrever ou subscrever?«Tens de sobrescrever o envelope» ou «Tens de subscrever o envelope»? A forma correta é sobrescrever
Partilhar
Como referenciar 
renúncia ou renuncia? na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$renuncia-ou-renuncia [visualizado em 2026-06-22 16:56:34].