Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

retrato
favoritos

Considera-se retrato a representação visível (geralmente provisória) de pessoa, pela pintura, pelo desenho, pela fotografia, pela escrita ou através da oralidade. Como modo de expressão literária, o retrato constitui uma forma de descrição de pessoa ou coisa. Por vezes, aplica-se o termo à descrição de um ambiente ou época.
O retrato, enquanto descrição oral ou escrita, tal como sucede na pintura ou na fotografia, deve reproduzir não apenas a fisionomia ou as poses sobre um cenário, mas captar o carácter, a personalidade e a alma refletidos no olhar, nas feições, no gesto, na figura.
A retratística surge desde a antiguidade não apenas como género pictórico e escultórico, mas também a nível da escrita. Com o Renascimento e a valorização do ser humano na sua individualidade, o retrato adquiriu bastante importância, sendo possível encontrar diversos príncipes, clérigos, nobres e burgueses a deixarem-se retratar. São retratos individuais, cuja função maior era mostrar a posição social da pessoa, mas há também os retratos de grupo para caracterizar a base social do estado, com retratos de casais e de grupos familiares ou de grupos sociais. Nos retratos individuais, observam-se focagens ou descrições que podem incidir sobre o indivíduo de corpo inteiro ou apenas em partes do corpo, nomeadamente na parte superior, apresentando ângulos diversos, em poses típicas de perfil ou frontal. Com a descoberta da fotografia, no século XIX, o retrato pictórico perdeu algum valor por aquela poder representar com mais fidelidade o indivíduo. É também nesse século que se observa, na escrita, a passagem do retrato romântico - vaporoso, diáfano e idealizado - para o retrato realista e naturalista - objetivo, pormenorizado, preocupado com a personalidade e o carácter.
Retrato de mãe e filho
Retrato de uma tuna
Desenhadores a executar retratos
Pintura de um retrato
"Retrato de Giovanna Tornabuoni", técnica mista sobre madeira de Domenico Ghirlandaio, 1488
"Autorretrato" de Albrecht Dürer, 1500
Retrato de menina
Retrato de um rapaz
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – retrato na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-23 22:04:30]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto