Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Richard Montague
favoritos

Filósofo da linguagem norte-americano nasceu a 20 de setembro de 1930, na Califórnia, e morreu a 7 de março de 1971, também na Califórnia.
Apesar de se ter especializado em lógica e em filosofia, Montague exerceu grande influência sobre os estudos linguísticos nas décadas de 70 e de 80 do século XX, após ter desenvolvido um modelo de semântica formal aplicado à linguagem natural.

Este modelo, publicado em apenas três livros (Universal Grammar, 1970, English as a formal language, 1970, e The Proper Treatment of Quantification in Ordinary English, 1973), ficou conhecido como a "gramática de Montague" e pretendia demonstrar que as línguas naturais eram muito semelhantes às línguagens formais. O seu modelo surgiu num momento em que a semântica generativa proliferava. A sua novidade em relação ao modelo trazido pelos linguistas de inspiração chomskiana assentava numa perspetiva integrada da sintaxe e da semântica.

O trabalho de Montague tem sido recentemente divulgado e explicado a uma nova luz por Barbara Partee, linguista americana, a partir da publicação de Montague Grammar and Transformational Grammar (1975).

 

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Richard Montague na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-06-18 03:21:38]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe