Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Rio Amazonas
favoritos

Rio da América do Sul. Com 6400 quilómetros de comprimento, é o segundo maior do mundo nesta grandeza (o primeiro é o Nilo), o maior em volume de águas e também o maior em área de bacia (6 500 000 Km2).
Nasce nos Andes peruanos (Ucayali/Apurímac) e a sua bacia hidrográfica abrange territórios de vários países como o Equador, a Guiana, o Peru, a Bolívia e a Venezuela. Cerca de metade do seu percurso, porém, é feito no Brasil, onde corre até ao oceano Atlântico, desaguando por um delta.
Estima-se que o Amazonas comporte 20% da água doce da superfície terrestre. Faz uma descarga de cerca de 34 a 121 milhões de litros de água por segundo e a superfície de território que o rio ocupa ronda os 6 milhões de Km2.
Rio Amazonas
Folhas de vitória-régia no rio Amazonas
Piroga no rio Amazonas
Mercado colombiano junto ao rio Amazonas
O seu leito é largo, de 30 a 50 quilómetros, por ocasião das cheias, descrevendo grandes meandros. O regime depende da estação das chuvas: de janeiro a maio as chuvas provocam cheias nos afluentes da margem direita (rio Madeira, Tapajós e Tocantins) e, de maio a julho, facto idêntico se dá nos afluentes da margem esquerda (rio Negro). O rio transporta enorme quantidade de materiais que deposita, principalmente, junto à foz, formando inúmeras ilhas, uma das quais, a de Marajó, é tão grande como a Suíça.
O vale do Amazonas constitui o verdadeiro habitat da haevea, árvore da borracha que ali vegeta espontaneamente. As cidades mais importantes banhadas por este rio são: Manaus, próximo da confluência com o rio Negro, e Belém do Pará, na foz do Amazonas.
Um dos fenómenos mais admiráveis originados pelo vigor do rio Amazonas é a formação da pororoca (do tupi Pororog, que significa "estrondar"). Trata-se de uma onda de grandes dimensões que, provocada pelo encontro das suas águas com as do oceano, percorre o rio durante várias horas. Estima-se que a pororoca atinja velocidades próximas dos 25 km/h, podendo elevar-se até 6 metros.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Rio Amazonas na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$rio-amazonas [visualizado em 2025-07-11 13:02:03].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix