Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Rio Arade
favoritos

Curso de água formado pela junção das águas dos rios Odelouca e Silves, que descem da serra do Caldeirão.
É o rio algarvio de maior caudal, depois do Guadiana. O rio Arade alinha-se no contacto entre a serra xistenta e o barrocal calcário, na região de Silves. Desagua numa enseada do oceano Atlântico, entre as fortalezas de Santa Catarina e de S. João, distanciadas uma da outra pouco mais de 700 metros. Perto da foz ficam os centros populacionais de Portimão, na margem direita, e Ferragudo, na margem esquerda. É navegável até Silves, sendo também conhecido por rio de Silves e rio de Portimão.
O rio Arade, com os seus afluentes ribeira de Boina, ribeira de Odelouca e ribeira de Arade, constitui o mais importante curso de água do Barlavento Algarvio. Tem ainda um grande valor ambiental, com extensas zonas de sapal de interesse paisagístico e ecológico. A sua albufeira fornece água para a rega e fins industriais e a sua bacia hidrográfica tem uma superfície de 980 km2.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Rio Arade na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$rio-arade [visualizado em 2025-07-11 09:22:53].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix